A identidade visual serve para estabelecer uma ligação visual entre sua empresa e seu público, seus funcionários, seus parceiros, seus acionistas e, principalmente, seus clientes. Por isso, para se destacar no mercado e ter uma comunicação eficiente, é fundamental criar a identidade visual do seu escritório de contabilidade.

Nesse post você descobrirá diferentes formas de como a identidade visual do escritório de contabilidade pode ajudá-lo a ter maior êxito.

Por que a identidade visual é importante para seu escritório?

Um negócio, uma empresa ou uma marca são termos abstratos, até que você tenha uma forma visual para representá-los no mundo externo. É por meio da identidade visual que as pessoas se lembrarão do seu escritório e o diferenciarão da concorrência.

E não trata-se apenas de um logotipo. A busca por uma identidade visual começa determinando as cores, fontes e formas da empresa. O logotipo é criado com base nesses elementos. 

Torne sua identidade conhecida e ganhe destaque no mercado

Todo material de comunicação de seu escritório, seja ele impresso ou digital, deve ser criado com base na identidade visual do escritório. Assim, papel timbrado, envelopes, cartões de visita, uniformes e até veículos levarão a sua marca, servindo para divulgação e internalização, por parte dos cliente, da sua empresa.

É assim que você cria consistência entre os elementos do seu negócio. Aumenta sua credibilidade, confiança e cria uma boa reputação no mercado. Tudo isso ajuda a dar notoriedade ao seu escritório. 

Para garantir a continuidade e a consistência do seu estilo gráfico, você pode criar uma carta gráfica de sua identidade visual . Ele contém todos os elementos básicos de sua comunicação visual, as variações oficiais de seu logotipo e como sua identidade aparece em todas as mídias disponíveis. 

Como a identidade visual do escritório pode ajudá-lo a prosperar?

A identidade visual é fundamental para qualquer estratégia de marketing do seu escritório. O inconsciente percebe e interpreta as marcas intuitivamente. Por isso, quase sempre, a representação gráfica é assimilada muito mais rápida e facilmente do que um texto, por exemplo.

Graças à identidade visual, é possível transmitir mensagens e mostrar quais são as prioridades e os valores de seu escritório. Em outras palavras, a identidade visual é capaz de criar uma conexão profunda entre seu escritório e seus clientes, por meio do compartilhamento de valores. Essa fator é essencial para atrair, encantar e fidelizar seus clientes.

Além disso, a identidade visual é moldada levando em conta as expectativas dos clientes. Neste ponto, trata-se de adaptar ideias ao público alvo que você está buscando.

Esse processo permite que você aprenda sobre as necessidades, atividades, gostos e preferências do seu cliente, permitindo, assim, elaborar estratégias para ter uma maneira melhor interação. Isso permitirá que você planeje melhor seus serviços e tenha mais êxito em sua abordagem.

Cuidados a serem tomados

Você deve ter entendido que criar uma identidade visual para o seu escritório requer uma análise cuidadosa. De fato, a identidade visual de uma empresa lhe dará ao mesmo tempo um rosto, uma personalidade, valores, uma história.

Criar a identidade visual do escritório de contabilidade é como incorporá-lo e dar a ele uma imagem que associa seus clientes, funcionários e  clientes em potencial.

O duplo interesse de uma boa definição de identidade visual é, portanto, criar uma identidade gráfica atraente e sustentável.

Atraente porque sua identidade visual deve atingir diretamente seu público alvo, inspirar confiança e permitir que ele se identifique com seu escritório. Ou seja, a identidade visual pode ser um vendedor, dada sua capacidade de atrair clientes  em potencial.

Sustentável porque sua identidade visual não deve sofrer desgaste com o passar do tempo e, por isso, não deve ser construída com base em “modismos”.

De fato, uma mudança na identidade visual pode desestabilizar os clientes e prejudicar a reputação que você estabeleceu ao longo dos anos. Por isso, se for necessário uma mudança, ela deve ocorrer de forma muito bem planejada.

Por essas duas razões, faz mais sentido entrar em contato com uma assessoria especializada para criar uma identidade gráfica. Apenas um profissional capacitado e com conhecimento na área de atuação do seu escritório poderá ajudá-lo a definir a identidade mais adequada ao seu negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma identidade visual adequada é um grande diferencial, que pode ajudar seu escritório a ter muito mais êxito.

Nesse sentido, adotar estratégias de marketing para divulgação do seu negócio também é muito importante. Você acredita estar divulgando seu escritório da forma correta? Descubra clicando aqui.