No processo de construção de uma identidade visual, a escolha de cores é mais importante do que parece. O uso adequado da cor dominante é essencial para criar uma imagem positiva entre os clientes. Por isso, para escolher a cor ideal para o logotipo de sua empresa de contabilidade é essencial conhecer um pouco sobre a psicologia das cores.

Veja a seguir alguns aspectos interessantes que devem ser levados em conta na hora de escolher as cores que irão compor a identidade visual de sua empresa.

Cor e psicologia

As cores desempenham um papel importante na memória afetiva de uma pessoa. Elas estimulam todos os sentidos, transmitindo instantaneamente uma mensagem como nenhum outro método de comunicação.

A psicologia das cores é responsável por investigar como as cores nos afetam. Elas podem  mudar nossa percepção, alterar nossos sentidos, nos fazer sentir emoções, etc. Além disso, as cores têm o poder de melhorar nossa memória e atenção, e até mesmo o poder de nos convencer a tomar certas decisões. Conhecer o significado das cores é fundamental para ajudá-lo a escolher as cores que irão compor a identidade visual de sua empresa.

A classificação de cores, no entanto, não pode ser usada como referencial único, pois, os sentimentos que evocamos em cores também estão relacionados a experiências pessoais e culturais. 

No entanto, ao longo de nossas vidas, fazemos associações que são comuns. Contamos com o que vemos diariamente sem sequer pensar nisso. Por exemplo, se virmos uma banana azul ou lentilhas cor de laranja, não seremos capazes de evitar um sentimento de surpresa. O mesmo vale para as marcas. Um escritório de contabilidade com um logo na cor verde fosforescente pode parecer estranho para seu público.

A psicologia das cores é um campo de estudo em constante desenvolvimento. Essa disciplina é vital para a psicologia organizacional e para os profissionais que trabalham com o desenvolvimento da identidade visual de uma empresa.

Portanto, antes de escolher as cores para o logotipo de seu negócio, é muito importante saber se a cor escolhida condiz com os valores e com a mensagem que sua empresa deseja transmitir. A questão da relevância entre a escolha de uma cor e a marca que representa é primordial.

Usando a psicologia das cores na contabilidade

Sem dúvidas, a cor é a primeira coisa que você nota em um logotipo. Nosso cérebro reage à linguagem sensorial da cor mesmo antes de processarmos as palavras ou contexto. No entanto, a cor é apenas uma parte do todo. Quando utilizada mais de uma cor, é primordial avaliar o contraste e a harmonia.

O primeiro passo para escolher a cor ideal para o logotipo de sua empresa é ter bem definido em mente qual a mensagem que se deseja passar. Assim, você pode escolher cores que capturem as sensações em que sua marca se baseia.

O design de um logotipo representa um dilema delicado. De um lado, seu logotipo deve ser único e se destacar. Por outro lado, espera-se que você siga os princípios de design que definem seu setor de atuação.

O azul é o símbolo de confiança e segurança e é a cor mais comum para empresas de tecnologia, contabilidade e comunicação. Você pode usar os padrões do seu setor como ponto de partida para ideias.

No entanto, ser diferente não é problema, desde que seja bem planejado. Se você decidir sair da norma, faça escolhas intencionais que contribuam para reforçar a mensagem que sua empresa deseja transmitir para seus clientes.

A personalidade e os valores da sua marca

Como já dito, as cores, em conjunto com os demais elementos de um logotipo, serve para transmitir a essência da empresa. Esforce-se para listar as características, emoções e palavras de ação que descrevem a personalidade da sua marca. Sua empresa é autoritária? Tradicional? Otimista? Descontraída? Inovadora? Sofisticada? Excêntrica?

A partir das respostas a essas perguntas, você poderá encontrar as cores que traduzem o espírito de sua empresa e, consequentemente, conseguirá uma comunicação eficaz com o público que partilha com os valores dela, fator essencial para criar vínculos profundos e duradouros.

Quais cores, além do azul, as empresas de contabilidade podem considerar?

Se você quiser fugir das escolhas mais comuns, existem várias possibilidades que lhe permitirão diferenciar-se de seus concorrentes, refletindo a competência e o profissionalismo de sua empresa.

Segundo estudos desenvolvidos pela psicologia das cores, tanto o rosa quanto o roxo são percebidos como cores sérias, sóbrias e maduras. No entanto, poucas empresas do setor contábil utilizam essas cores em seus logotipos. Para colocar sua sabedoria em primeiro plano, opte pelo roxo. Se você quiser atrair um novo tipo de cliente, seduza-o com rosa.

Você também pode seguir o exemplo de outras empresas do setor que escolheram destacar outros aspectos da personalidade de sua marca através das cores de seus logotipos.

Ao procurar um design para o logotipo da sua empresa de contabilidade, não se esqueça de levar em conta as características de sua marca e pense nos aspectos que deseja destacar. A cor é uma escolha pessoal, mas conhecer a psicologia de cada uma pode ajudá-lo a tomar a decisão certa para o seu negócio.

Gostou dessa postagem? Então compartilhe-a com seus colegas e amigos!