Iniciar uma carreia não é uma tarefa fácil para ninguém, ainda mais em um mercado tão consolidado como é o da contabilidade. Por isso, quem deseja trabalhar como autônomo ou abrir seu próprio escritório precisa planejar cada passo para iniciar nesse mercado.

Veja a seguir algumas dicas para contadores iniciantes!

Comece com uma boa apresentação

No mercado de contabilidade, como em muitos outros, não basta ser profissional, é preciso se apresentar como tal. O contador tem acesso a diversas informações sigilosas da empresa e é quem ajudará os donos e administradores a conduzir o negócio. Por isso, precisa ser um profissional que inspire confiança, conhecimento e profissionalismo.

Nesse sentido, alguns fatores ajudam o seu negócio a parecer mais profissional e menos amador, são eles:

  • Presença na internet de forma profissional: Você é um jovem contabilista e como toda a sua geração, você está conectado. A internet, quando bem utilizada, é uma excelente fonte de comunicação e visibilidade para contadores. Esteja presente na web por meio de um site profissional, das redes sociais e redes de negócios, como o linkedIn. 
  • E-mail profissional: Provavelmente o e-mail será a primeira forma de contato com o seu cliente. E-mails gratuitos como Gmail, Yahoo e Hotmail, embora sejam ótimos para uso pessoal, não parecem muito profissionais. Um e-mail com domínio próprio causa um ótima primeira impressão.
  • Cartões de visitaGeralmente após a troca de e-mails, acontecem as reuniões presenciais com os clientes. Apresentar um cartão de visitas é uma excelente estratégia para causar uma boa impressão, além de ser útil para divulgar a sua marca.

Esses três fatores, somados a uma identidade visual bem planejada serão capazes de encantar os clientes e transmitir confiança e profissionalismo, aspectos primordiais para conquistar novos clientes.

Busque parcerias

Para quem está começando na área de contabilidade, parcerias são essenciais, tanto com profissionais da área, tanto com profissionais de áreas correlatas.

Nesse sentido, contar com uma boa rede de contatos é fundamental. Colegas de faculdade, amigos, parentes, etc. podem indicar seus serviços de contabilidade para clientes potenciais. Por isso, é importante estabelecer uma relação de cooperação. 

Áreas como a do direito frequentemente necessitam de serviços contábeis para seus clientes e vice-versa. Encontrar parceiros nessa área é extremamente benéfico para quem está começando.

Investimento em Marketing

Atualmente estão disponíveis diversas possibilidades para marketing, principalmente na internet. Os principais meios utilizados são as redes sociais, banners em sites e marketing por e-mail.

As opções tradicionais de marketing continuam válidas. Dentre elas, podemos citar anúncios em jornais e revistas especializadas e panfletos em eventos que reúnam empresários ou aspirantes a empresários, como eventos de startups.

Porém, para as estratégias de marketing serem eficazes é preciso, primeiramente, criar uma identidade visual do seu negócio e definir o público alvo, para determinar a  melhor abordagem.

O que não fazer se você não quer perder dinheiro

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que todas as ações para conseguir clientes demandam investimentos, em maior ou menor grau. Por isso, é importante, antes de mais nada, contar com um bom planejamento financeiro.

É preciso calcular o índice de retorno dos investimentos e analisar qual o tempo médio do retorno, para saber exatamente o capital que  seu negócio precisa para manter a operação até começar a gerar lucro. Investir todo o dinheiro no início do negócio e não ter condições para mantê-lo é o risco que deve ser evitado.

Outro ponto importante é planejar todas as ações a serem executadas, para evitar investimentos equivocados. Por exemplo, uma imagem visual inadequada irá, além de não garantir o retorno do investimento, atrapalhar captação de clientes. Por isso, essas ações devem ser pensadas e executas por profissionais da área de marketing e com experiência no setor de contabilidade.

Escolher ou não um público alvo

Para que todas as ações listadas anteriormente atinjam o objetivo esperado, é necessário determinar o público alvo. Este é um dos pilares para a determinação da identidade visual, que é a chave do sucesso de toda empresa.

Além disso, para elaborar estratégias de marketing eficazes, é necessário determinar quem a empresa deseja atingir. Isso irá determinar o tipo de mensagem, a linguagem e o canal pelo qual ela será transmitida.

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