Identidade visual, marca, branding… Esses são termos que estão cada vez mais presentes no cotidiano de todas as empresas. Esses conceitos, corretamente aplicados, aportam inúmeros benefícios às empresas, tais como, vantagem competitiva, elemento de diferenciação e de identificação com seus clientes.

Para uma empresa de contabilidade, a marca é um desses ativos que deve ser objeto de todas as atenções. É um vetor cada vez mais importante de identificação, essencial para capitalizar a atenção do público.

Você sabe como é o processo para criar uma marca? Descubra a seguir!

Contrate uma assessoria especializada em Identidade Visual

Criar uma marca é um processo complexo e que requer muito cuidado, por isso, deve ser feito por profissionais. Uma identidade visual equivocada pode ser muito prejudicial para a imagem de seu negócio.

Ademais, além de conhecer sobre a atividade desempenhada pela empresa, é preciso conhecer o mercado de atuação para que a comunicação por meio da identidade visual seja eficiente. Desse modo, é muito importante escolher uma empresa de designers que tenha experiência no ramo de contabilidade.

Forneça informações relevantes de sua empresa

Mesmo conhecendo o setor contábil, para criar a sua marca, a empresa especializada precisa saber mais sobre sua empresa para que a marca alcance  seus principais objetivos, ou seja, diferenciação, transmissão dos valores e objetivos, etc.

Essas informações devem ser detalhadas para que sua marca seja a tradução visual de sua empresa. Em suma, nessa etapa você deve pensar em algumas questões, tais como:

  • Qual a missão da minha empresa?
  • Quais os valores?
  • Qual o diferencial da minha empresa no mercado contábil?
  • Quem é meu público alvo?

De posse dessas informações, os especialistas poderão planejar a criação do logotipo ideal para sua identidade visual: cores, formatos, fonte, etc.

Avaliação do logotipo

Após analisar as informações de sua empresa de contabilidade, os especialista criarão um logotipo e o enviarão para sua análise. É importante que, antes de sugerir alterações, você entenda o motivo de cada escolha.

Se mesmo depois disso você entender que as alterações são necessárias, os especialistas farão as adequações, para que a identidade visual corresponda aos valores e objetivos de sua empresa.

É preciso ter em mente que o logotipo funciona como uma assinatura para o seu negócio, permitindo que clientes, fornecedores, etc. identifiquem rapidamente os serviços e valores da sua empresa de contabilidade.

A partir do logotipo sua empresa poderá:

  • ser vista e reconhecida no mercado;
  • seduzir e, portanto, ser lembrada;
  • conquistar a fidelidade do cliente;

Pagamento do investimento

Após a aprovação do logotipo é necessário efetuar o pagamento. O valor pago deve ser reconhecido como despesa, visto que, no momento da criação, não é possível determinar o valor de sua marca no mercado.

No entanto, esses gastos devem ser considerados como investimentos, dado  seu potencial de trazer retornos para a empresa. Inclusive, é possível mensurar os ganhos que sua empresa terá ao desenvolver sua identidade visual, por meio do cálculo de retorno de investimento, mais conhecido como ROI, acrônimo de return on investment, em inglês.

Criação das aplicações visuais

Depois de confirmado o pagamento, os especialistas trabalharão no emprego do seu logotipo em diferentes aplicações, tais como cartão de visitas, papel timbrado, capa de redes sociais, site, assinatura de e-mail, etc.

É muito importante que o logotipo seja reproduzido de forma idêntica em todas as aplicações visuais, respeitando as proporções, cores, etc. 

Depois de criada as aplicações, o projeto é encaminhado novamente para a sua aprovação, para que você possa dar o aval ou solicitar alguns ajustes. Depois dessa etapa, você já pode começar a utilizar sua marca de contabilidade.

Finalizado o projeto, a equipe de designers encaminhará o manual da marca, que é um documento técnico desenvolvido pelos criadores de sua identidade visual, a fim de demonstrar e determinar a correta aplicação da marca em diferentes suportes (gráfico, web, etc).

Depois disso, basta começar a utilizar a sua identidade visual para ganhar destaque no mercado e atrair novos clientes.

Saiba mais sobre logotipo e quais são as características básicas para um logotipo de contabilidade efetivo clicando aqui.