A contabilidade online é uma tendência no mercado. Afinal, através das plataformas digitais, empresas conseguem ter acesso às suas informações contábeis de forma muito mais simples e ágil. 

Mas não é só para as empresas que a contabilidade online representa vantagens. Para os contadores, as plataformas também facilitam a prestação de serviços, beneficiando a produtividade e a qualidade da entrega.

Embora a contabilidade online venha se popularizando, muitos profissionais da área ainda não sabem como funciona este tipo de serviço. Se você é um deles, vale a pena conferir o post que preparamos!

O que é contabilidade online?

De forma resumida, a contabilidade online é a prestação de serviços contábeis por meio de plataformas digitais. Hoje, através de ferramentas digitais, as empresas conseguem repassar ao contador todos os dados e informações necessárias para a sua análise. E o profissional, por sua vez, avalia e organiza todos os dados interagindo com o cliente de forma mais ágil.

Por meio da contabilidade online, as empresas conseguem acompanhar em tempo real todas os dados contábeis que impactam o seu dia a dia. Além disso, os gestores e administradores ganham mais autonomia, já que conseguem acessar esses dados facilmente, sempre que precisam tomar alguma decisão.

O contador, por sua vez, conta com uma ferramenta que auxilia na organização das informações, melhorando assim a entrega. Além disso, a comunicação com o cliente fica bem mais simples, uma vez que ele não precisa contatar o contador sempre que precisar de algum dado.

Contabilidade online versus contabilidade tradicional

Em termos de serviços, não existe nenhuma diferença entre a contabilidade tradicional e a contabilidade online. Os serviços são os mesmos e a função do contador permanece igual. Porém, o que muda é a forma como eles são prestados.

Na contabilidade online serviços como a escrituração contábil, elaboração de relatórios, folhas de pagamento, emissão de guias de impostos, entre outros, são disponibilizados via plataforma. Sempre que o cliente precisa, basta acessar e checar o que necessita.

Nas plataformas, todas as questões contábeis ficam disponíveis para a empresa, de forma organizada e fácil. A interação da empresa com o contador também é mais simples e ágil. Isso sem falar na uniformidade dos serviços, que acabam melhorando a qualidade da entrega

[Pesquisando formas de ter mais clientes? Esses livros podem te ajudar! Saiba mais!]

Com a plataforma, os formatos de relatórios, folha de pagamento e outros são padronizados o que faz com que a entrega de documentos e informações seja mais organizada e acessível ao cliente.

O contador online ainda é um contador

Ao contrário do que muito gente pode imaginar, na contabilidade online ninguém é atendido por robôs. Quem opera a plataforma são contadores devidamente capacitados e licenciados para fazer o atendimento e a prestação dos serviços contábeis. Nesse tipo de serviço, no entanto, todos os dados e informações contábeis ficam armazenados na plataforma, permitindo mais acessibilidade e autonomia para a empresa.

O contador online ainda é um contador. Porém, a maneira como ele interage com o cliente é bastante diferente.

Acessibilidade, custos e outras vantagens

A contabilidade online é hoje uma tendência para a maioria dos negócios. Isso porque a autonomia e a facilidade no acesso de dados são uma questão importante que impactam positivamente a rotina de qualquer negócio. As plataformas mais modernas são totalmente intuitivas e fáceis de manusear. Por isso, quem opta por este tipo de serviço não costuma ter dificuldades com a adaptação.

Apesar de ser uma praticidade, a contabilidade online não representa necessariamente uma redução de custos. Como explicado, os serviços são os mesmos, logo os honorários do contador não se reduzem pelo simples fato dele estar prestado seus serviços via plataforma.

A contabilidade online é apenas uma nova forma de se prestar serviços contábeis. Com ela as empresas ganham em autonomia e os contadores têm à sua disposição uma ferramenta que facilita a prestação dos seus serviços.

Gostou dessas dicas? Confira também mais dicas para fidelizar seu cliente no escritório de contabilidade. Clique aqui e saiba mais!