Atualmente, as mídias digitais são as ferramentas mais utilizadas para conseguir novos clientes. Uma das mais eficazes é o e-mail. As campanhas de e-mail marketing na contabilidade, quando bem elaboradas, têm um grande potencial para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Veja a seguir o que é marketing por e-mail, por que sua empresa de contabilidade deve usá-lo e como deve fazê-lo.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma forma de marketing direto que usa o correio eletrônico como meio para comunicar mensagens comerciais para um determinado público. Em seu sentido mais amplo, todos os e-mails enviados a um cliente potencial ou atual podem ser considerados como e-mail marketing. No entanto, o termo é geralmente usado para se referir a:

  • Envio de e-mails com o objetivo de melhorar o relacionamento de uma empresa com seus clientes atuais ou anteriores e incentivar a fidelidade do cliente e a repetição de negócios;

  • Envio de e-mails com o objetivo de adquirir novos clientes ou convencer clientes atuais a adquirir novos produtos ou serviços;

O e-mail marketing é uma forma comprovada de manter contato com clientes atuais e potenciais. É uma solução econômica para melhorar a visibilidade da sua marca e aumentar sua carteira de clientes.

Quais as vantagens do e-mail marketing na contabilidade?

O marketing por e-mail tem várias vantagens em relação ao marketing de correspondência tradicional, incluindo o seguinte:

  • Um retorno exato do investimento pode ser rastreado e é comprovadamente alto quando feito corretamente;

  • Quando essa estratégia é bem conduzida, a empresa pode alcançar um número substancial de assinantes de e-mail que optam por receber esse tipo de conteúdo sobre assuntos de seu interesse;

  • Mais da metade de todos os usuários da Internet verifica ou envia e-mails em dias úteis, ou seja, a mensagem de sua empresa tem um grande poder de alcance.

  • O e-mail permite que os profissionais de marketing entrem em contato com os clientes com mensagens dinâmicas, relevantes e personalizadas.

As desvantagens do e-mail marketing envolvem a taxa de rejeição/spam dos e-mails pelo serviço de e-mail dos destinatários, afetando negativamente a taxa de entrega. Nesse sentido, é muito importante a utilização de um e-mail profissional, visto que e-mails com domínio particular tem muito menos chances de serem considerados como spam.

Por que utilizar e-mail marketing?

Talvez, mesmo depois de descobrir as vantagens você ainda esteja com dúvidas quanto a utilização do e-mail marketing na contabilidade. Veja algumas razões pelas quais você deveria fazer uso dessa estratégia:

  • Custo – E-mail marketing é barato. Mesmo contratando uma agência de marketing por e-mail, esse serviço não custará caro para você em comparação com outros canais de publicidade.

  • Sucesso – O conteúdo dos e-mails pode ser personalizado de acordo com o perfil do grupo para o qual a mensagem será transmitida. Com este conceito em mente, juntamente com a relação custo-benefício do e-mail, não é de admirar que o retorno sobre investimento (ROI) do e-mail marketing muitas vezes ofusque outras estratégias de marketing.

  • Mensurabilidade e flexibilidade – Com as ferramentas disponíveis atualmente, é fácil rastrear as respostas aos seus e-mails com exatidão, a fim de descobrir quais partes da sua campanha estão funcionando e quais não estão. Com esse conhecimento, você pode reagir instantaneamente para modificar sua estratégia de campanha, se necessário.

Como elaborar e utilizar o o e-mail marketing na contabilidade?

Para que a estratégia de marketing por e-mail tenha o resultado esperado, é preciso levar em conta uma série de fatores ao criá-lo, tais como:

  • Criatividade – Refere-se ao design geral do e-mail (layout / imagens/ cores). Nesse sentido, é ideal que o design do e-mail esteja em linha com a identidade visual de sua empresa.

  • Relevância – É muito importante segmentar seus clientes atuais ou potenciais em grupos específicos, para que seus e-mails sejam relevantes e personalizados para cada destinatário. Não é interessante enviar e-mails falando sobre soluções para MEI para clientes que possuam uma empresa LTDA, por exemplo. Segmentando seus clientes de forma correta, a taxa de resposta aumentará consideravelmente.

  • Incentivo – Engaje seus clientes a responderem a seus e-mails. Além de oferecer um conteúdo relevante, é preciso incentivá-los a dar o passo seguinte.

  • Timing –  É essencial traçar o perfil de seus clientes para saber a melhor hora para enviar mensagens de e-mail marketing. Saiba mais clicando aqui.

  • Atributos – São muitos os atributos que fazem seu e-mail marketing ser aberto, dentre eles podemos destacar, o assunto (que deve ser chamativo), o cabeçalho, o endereço de e-mail remetente, data e hora, etc.

Para uma campanha de e-mail bem-sucedida para sua empresa de contabilidade, você precisa entender que tipo de relacionamento você compartilha com seu cliente. É um relacionamento de longo prazo? Ainda está em fase de desenvolvimento? É uma perspectiva potencial para o futuro? Responder a essas perguntas irá ajudá-lo a criar uma campanha de e-mail perfeita para sua empresa de contabilidade.

Quer saber mais sobre marketing por e-mail? Veja o artigo que escrevemos sobre o assunto aqui.