A contabilidade é essencial para toda empresa e, por isso, o mercado de trabalho para quem tem formação nessa área vive em constante expansão. Soma-se a isso o fato dessa formação ser muito ampla e oferecer diferentes vias de atuação. Atualmente, mesmo em um momento de resseção econômica, encontram-se abertas diversas oportunidades para contadores recém formados, em diferentes especializações.

Nesse post, serão abordadas as possibilidade que a carreira de contabilidade oferece no Brasil. Confira!

Auditoria Contábil

A auditoria absorve um grande número de recém formados em contabilidade todo ano. Essa área de atuação se divide entre auditoria interna e externa.

A auditoria interna está focada em fornecer uma garantia de que os processos de gestão de risco, governança e controles internos de uma organização estão operando de forma eficaz. Dessa forma, essa área se mostra essencial para que as empresas garantam seu correto funcionamento e minimizem significativamente os riscos de erros ou fraudes.

O auditor interno tem o dever profissional de fornecer uma visão imparcial e objetiva. Os profissionais que atuam nessa área devem ser independentes das áreas operacionais e, por isso, se reportam aos níveis hierárquicos mais elevados de uma organização, normalmente, o conselho de administração ou o comité de auditoria.

Já auditoria externa é feita por profissionais independentes, que não possuem nenhum vínculo empregatício com a organização que está sendo auditada. Sua principal função é realizar a revisão das contas financeiras, emitindo uma opinião sobre elas, confirmando se elas são, ou não, um reflexo verdadeiro e justo da posição financeira da empresa.

Todas as empresas com ações em bolsas de valores precisam de um parecer de uma auditoria independente. Além disso, a lei 11.638 determina que todas as empresas de grande porte, ou seja, com ativo total ou superior a R$ 240.000.000,00, ou receita bruta anual superior a R$300.000.000,  mesmo não sendo S/A, tem a obrigatoriedade de auditoria independente.

As quatro maiores empresas de auditoria do mundo, conhecidas como big four, possuem escritórios no Brasil e oferecem diversas oportunidades para contadores recém formados, principalmente para o posto de trainee. 

Para concorrer às vagas, tanto para auditoria interna quanto para externa, além de formação na área contábil ou relacionada, é exigido um bom conhecimento de inglês.

Contabilidade Pública

A contabilidade também é imprescindível para o setor público. Por isso, frequentemente, União, estados e municípios, agências públicas, fundações e autarquias abrem oportunidades para contadores recém formados. São diversos cargos, que vão desde o nível de analista, até o nível de especialista.

No entanto, para as vagas de especialista, geralmente, é exigida experiência de dois anos ou mais na área de atuação.

Dentre as vantagens de ingressar na carreira pública, podemos citar a estabilidade no emprego e, claro, uma ótima remuneração.

Devido a essas vantagens, a concorrência costuma ser muito grande e contadores com experiência costumam competir por essas vagas. Por isso, é necessário muita dedicação e empenho para conseguir uma vaga no setor público.

Programas de trainee

Com salários altos e oferta de plano de carreira, os programas de trainee oferecem, cada vez mais, oportunidades para contadores recém formados. São diversos programas abertos todo ano, principalmente em multinacionais.

Os programas tem duração entre um e dois anos e oferecem excelentes oportunidades de aprendizado. Isso graças à estratégia de “job rotation“, ou seja, durante o programa, os trainees trabalham em diversas áreas para conhecer o negócio e a estrutura da empresa. Ao final do programa, em caso de efetivação, é possível escolher a área na qual deseja atuar.

Os processos seletivos dos programas de trainee são longos e muito concorridos. Geralmente é exigido um bom nível de inglês ou espanhol, além de outras características, tais como flexibilidade, dinamismo, proatividade, etc.

A grande maioria dos programas de trainee contam com um processo de seleção online, baseado em testes de inglês, português, lógica e contabilidade. Os candidatos selecionados, em seguida, iniciam a fase presencial com dinâmicas e uma série de entrevistas.

As principais vantagens de ser um trainee estão relacionadas ao fato de que esse profissional possui contato com toda a operação da empresa e que trabalha diretamente com profissionais com uma posição hierárquica elevada, tais como controlers, gerentes, etc. Essa oportunidade, além de dar uma visão geral de como funciona uma empresa, permite ao trainee desenvolver uma visão gerencial.

Escritórios de Contabilidade

As pequenas e médias empresas, geralmente, não possuem contabilidade “própria”. A prática mais comum é que elas recorram aos serviços de um escritório contábil, visando, principalmente, a reduzir custos. Dessa forma, são muitas as oportunidades para contadores recém formados nesse segmento. 

Embora os salários não sejam tão atrativos, é um oportunidade ímpar para conhecer diversas etapas do processo da contabilidade, desde a abertura até o encerramento. Além disso, em um escritório é possível ter contato com empresas de diferentes segmentos, lidar com diferentes tipos de transações e, em pouco tempo, se tornar responsável por toda a contabilidade de uma empresa.

Outra vantagem é que, geralmente, as exigências para contratação de um escritório de contabilidade, geralmente, são menores do que em outras empresas. Por exemplo, dificilmente são exigidos conhecimentos em línguas estrangeiras.

Além disso, para quem deseja ter seu próprio escritório, ou mesmo trabalhar como autônomo, a vivência em um escritório de contabilidade é essencial.