O uso de e-mail é uma das práticas mais comuns de nosso dia a dia, mas quando usado para fins comerciais, é preciso ter muita cautela. A utilização de e-mails gratuitos, como Gmail, Yahoo e Hotmail pode passar uma imagem não muito boa de você ou de sua empresa, por isso, é extremamente recomendável o uso de um e-mail profissional.

Endereços de e-mail comerciais e endereços de e-mail pessoais são duas coisas muito diferentes. Todo empresa ou profissional liberal deve ter um endereço de e-mail profissional, exclusivo para assuntos profissionais. Os dois endereços de e-mail devem ser mantidos separados e usados ​​para diferentes objetivos.

Veja a seguir por que usar um endereço de e-mail profissional é melhor do que usar o Gmail, Yahoo ou qualquer outro provedor de serviços de e-mail gratuito.

O e-mail profissional causa boa Impressão

Serviços de e-mail gratuitos, como Gmail e Yahoo, são ótimos para uso pessoal, mas quando você usa uma conta de e-mail gratuita para fins comerciais, as pessoas começam a duvidar de seu profissionalismo e credibilidade. 

Os endereços de e-mail pessoais devem ser usados ​​para assuntos particulares e contato com familiares e amigos. Com essas contas de e-mail, você pode se apresentar da maneira que desejar, escolhendo endereços de e-mail personalizados, em vez de se preocupar com as primeiras impressões.

Portanto, com o profissionalismo em mente, não deixe sua marca causar uma impressão terrível com um endereço de e-mail inadequado.

Um endereço de e-mail profissional ajuda sua empresa a ser levada a sério. Supondo que sua empresa já tenha um website, use o mesmo URL para criar os endereços de e-mail a fim promovê-lo.

Tenha endereços de e-mail objetivos e diretos

Diante do número de pessoas que usam serviços de e-mail gratuitos, é difícil encontrar um nome de usuário disponível. Isso significa que as pessoas geralmente precisam adicionar uma sequência de números, caracteres especiais ou uma palavra extra ao nome ou apelido para encontrar uma opção disponível.

A falta de novas opções de nome de usuário significa que obter um endereço de e-mail com uma das plataformas de e-mail gratuitas e populares exige, muitas vezes, algumas combinações complexas e nada intuitivas.

Por outro lado, os e-mails configurados com seu próprio domínio podem ser simples, lógicos e diretos, como por exemplo, financeiro@SeuDomínio.com. E-mails padronizados ajudam a criar a imagem de uma empresa profissional e organizada.

E-mails profissionais acompanham o crescimento da empresa

Usar endereço de e-mail profissional com base no seu nome de domínio é a única maneira realista de gerenciar o crescimento de sua empresa. Se você utiliza endereços de e-mail gratuitos, a cada nova contratação você terá um imenso trabalho para conseguir um endereço que siga o padrão da sua empresa.

Ao adquiri seu próprio domínio, você poderá determinar uma padrão para criação de e-mails. Assim, todos os endereços de seus colaboradores obedecerão a mesma lógica, o que facilita a comunicação e favorece à boa imagem da empresa.

Além disso, quando você adquiri um e-mail profissional, quase sempre, você pode gerenciar o tamanho armazenamento da sua caixa de e-mail, o que não é possível com os provedores gratuitos, que possuem uma capacidade de armazenamento pré-determinada.

Segurança dos dados

Qualquer pessoa pode utilizar o nome da sua empresa e criar e-mails no Gmail, Yahoo, Hotmail e etc. Isso pode comprometer a segurança dos dados de seus clientes, que podem ser induzidos a fornecer dados para pessoas não confiáveis.

Além disso, ao criar e-mails gratuitos, os funcionários desligados da empresa ainda poderão acessá-los, caso não haja um rigoroso controle de alteração de senha imediatamente após o desligamento.

Tenha a propriedade do endereço de e-mail

Se o seu endereço de e-mail gratuito for suspenso, há muito pouco que você possa fazer sobre isso, porque a conta de e-mail nunca lhe pertenceu realmente. 

Embora pareça improvável, os provedores de e-mail gratuitos podem, a qualquer momento, descontinuar o serviço e cancelar sua conta de e-mail. Se isso acontecer, seus clientes não poderão entrar em contato com você e seus cartões de visita e outros materiais promocionais ficarão instantaneamente obsoletos.

Evite essa catástrofe usando endereços de e-mail de sua empresa e assuma o controle total de suas comunicações.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas em suas redes sociais!