Ao longo dos anos, o e-mail tornou-se um meio de comunicação tão comum que parece surpreendente pagar por esse serviço. Afinal, por que um endereço de e-mail gratuito não funcionaria para meu escritório? Qual a importância de um e-mail profissional?

Descubra 6 motivos para abandonar o e-mail gratuito e adotar um e-mail profissional.

1. Proporciona maior credibilidade

Um endereço de e-mail gratuito, como Yahoo e Gmail pode ser útil para um indivíduo comum, mas não é adequado para uma empresa. Isso porque uma empresa, principalmente de contabilidade, acaba tendo acesso a informações sigilosas de seus clientes e, por isso, é preciso que haja uma garantia que os dados serão encaminhados para as pessoas corretas.

Qualquer pessoa pode criar um e-mail nos provedores gratuitos, portanto, é sempre suspeito encaminhar informações sigilosas para esses domínios.

Por outro lado, quando seu escritório possui um e-mail profissional, significa que você adquiriu um domínio, que deve ser o mesmo do seu site, e que leva o nome de sua empresa. Ou seja, esse tipo de e-mail, além de transmitir maior segurança ao cliente, ajuda a limitar fraudes.

Imagine que você recebeu um e-mail solicitando informações pessoais para declaração de imposto de rende dos seguintes endereços de e-mail:

  • contabilidadexyz@hotmail.com
  • atendimento@contabilidadexyz.com.br

Qual dos dois te passaria mais segurança? Provavelmente você escolheu o segundo. Isso porque o endereço gratuito não estabelece qualquer ligação entre o remetente e a empresa que está solicitando a informação, ou seja, qualquer pessoa poderia ter criado o primeiro e-mail. Já o endereço de e-mail profissional legitima o remetente.

2. O e-mail promove sua identidade visual

A importância de um e-mail profissional vai além da credibilidade. O domínio que você usa para o seu e-mail ajuda a fortalecer a marca de seu escritório, visto que, cada e-mail enviado levará consigo a identidade visual da empresa, tornando-a mais popular e conhecida no mercado.

Além disso, ter um endereço de e-mail profissional é um dos aspectos que contribuem para uma imagem uniforme. Lembrando que a imagem vai muito além do visual, é também sua reputação, como as pessoas percebem o seu negócio. O que eles pensam sobre seus serviços e seu atendimento ao cliente. Além de ser, é muito importante parecer profissional na relação com o cliente.

3. Você sempre terá seu domínio de e-mail

São muitas as empresas que usam o endereço de e-mail fornecido pelo seu provedor, ou ainda algum e-mail gratuito. No entanto, se um dia esses provedores decidirem mudar o domínio, ou se você desejar mudar de servidor, automaticamente você perderá esse endereço de e-mail.

Ao ter seu próprio nome de domínio, você poderá manter seu endereço de e-mail o quanto quiser.

4. Você é o dono dos endereços de e-mail associados ao seu domínio

Os endereços de e-mail gratuitos são tão populares que às vezes é difícil obter um que seja fácil de soletrar e lembrar. Quando seu endereço de e-mail está vinculado a um nome de domínio próprio, você pode determinar o que for mais adequados para sua comunicação com seus clientes. 

Além disso, quando você utilizada e-mails gratuitos, acaba tendo grandes problemas quando há mudança no quadro de colaboradores, visto que, ao sair da empresa, os funcionários poderão continuar acessando a caixa de e-mail. Quando você possui seu próprio domínio, você pode excluir a conta ou modificar as chaves de acesso em caso de mudança de equipe.

5. Ajuste o tamanho da sua caixa de e-mail

Outra grande importância de um e-mail profissional diz respeito à sua capacidade de armazenamento. Em provedores de serviços de e-mail gratuitos, o armazenamento de dados é limitado. Utilizando um e-mail profissional você poderá aquedar o tamanho da sua caixa de entrada a fim de atender a necessidade de sua empresa.

6. Menos risco de acabar em spam

Os spammers usam, principalmente, endereços de e-mail gratuitos. É por isso que os filtros anti-spam são muito mais duros com e-mails enviados por esse provedores.

Seria uma pena investir tempo e energia na criação de boletins informativos e e-mails de marketing para eles entrarem direto na caixa de spam do seu destinatário.

Um endereço de e-mail profissional (que usa seu nome de domínio) reduz consideravelmente esses riscos. Por quê? Porque eles têm uma reputação melhor aos olhos dos filtros anti-spam. Você, sem dúvida, notará que sua taxa de abertura de e-mails será maior.

Agora que você já sabe da importância de um e-mail profissional, você pode começar a utilizar essa ferramenta para conseguir novos e fidelize antigos clientes. Saiba qual o melhor momento para enviar e-mails de marketing para seus clientes clicando aqui.