Geral

Gratuitas e muito úteis: quatro ferramentas para qualificar seu trabalho remoto

O atendimento via internet não chega a ser uma novidade para contadores e contadores de todo o Brasil. Isso porque graças à modernização da atuação profissional da Contabilidade e a documentação cada vez mais digital, muitos clientes conseguiam resolver suas pendências por meio de um contato eletrônico. Mas, claro, o impacto de não atender pessoalmente existe. Por força do isolamento social, medida protetiva fundamental no combate à propagação do Coronavírus, muitos profissionais se viram em situação delicada com suas assessorias contábeis.

A boa notícia é que a internet oferece ferramentas muito fáceis que podem auxiliar nesse processo. Preparamos uma lista com as mais utilizadas e conhecidas e que, ao mesmo tempo, são seguras do ponto de vista de sigilo da informação. Assim você poderá atender aos seus clientes e captar informações da melhor forma para ambos, minimizando a distância física.

1 - Zoom. Essa é uma ferramenta muito utilizada no meio corporativo para reuniões, pois permite a participação simultânea de até 500 participantes. Se você precisa atualizar um cliente sobre pendências, pode se conectar a quantas gestores precisar (com o limite de 500). Essa é uma ferramenta útil para reuniões em que o grupo envolvido seja numeroso. O Zoom pode ser utilizado no smartphone e no computador. O acesso se dá por um link de uma "sala de reuniões", como a ferramenta denomina. É possível inserir chat e a única limitação é o tempo. Em sua versão gratuita, o Zoom permite conferências por vídeos de até 40 minutos, cortando a conexão sem qualquer aviso prévio. Se você optar por utilizar o Zoom, certifique-se de controlar o tempo ou de reconectar, se for necessário.

2 - Hangouts. É uma ferramenta de vídeo construída pelo Google, o que lhe confere segurança e bons recursos. Gratuita, mas com um porém: exige que tanto você, contador ou contadora, quanto seu cliente, tenham contas de e-mail do Gmail. Não possui limitação de tempo para os vídeos.

3 - Skype. Essa é outra ferramenta bastante utilizada para conexão por vídeo. Você pode baixar o aplicativo no smartphone ou utilizar versão para o seu computador. Amplamente utilizado no mundo todo, o Skype apresenta conexões seguras e permite vídeo com chat. Como a reunião online é para ser o mais próximo possível da presencial, o chat não seria um recurso muito utilizado, mas é possível contar com as mensagens de texto para quando se finaliza o vídeo, por exemplo, para agendar novo papo ou listar pendências. Você precisa se certificar de que seu computador possua câmera e microfones de qualidade, para que a conversa não seja prejudicada por questões técnicas. O Skype também não limita o tempo de suas conexões e pode ser utilizado online apenas no navegador Google Chrome.

4 - Whatsapp. Você pode realizar uma chamada por vídeo com seu cliente no horário que vocês combinaram, com duração ilimitada, ou seja, a chamada não cai quando atinge determinado tempo. Você precisará de uma boa conexão de internet e atenção ao "delay" que o vídeo provoca, a fim de evitar interrupções de fala. O que pesa contra essa ferramenta é o fato de que você não consegue realizar chamadas de vídeo pelo computador, sendo necessário que seja feito pelo seu smartphone. Isso obriga você a ter um suporte ou tripé no qual o telefone possa ser acoplado, afinal você não vai ficar segurando o celular em modo selfie durante toda a consulta. Para baixar você deve acessar o repositório de aplicativos do seu celular, mas como esse é um dos aplicativos mais utilizados no mundo, é bem provável que você já o tenha instalado.

E qual dessas é a melhor?

Nós não temos uma resposta taxativa para essa pergunta mas fizemos uma seleção cuidadosa para indicar ferramentas que sejam conhecidas por você e por seus clientes e, principalmente, fáceis de usar. Combine com seu cliente qual se encaixa melhor para vocês. E depois nos conte como foi sua experiência, relate no Universo da Contabilidade quais são os desafios que você superou com o atendimento on-line. Seu relato pode inspirar outros tantos arquitetos e urbanistas do Brasil!

Reflita conosco: essa situação, apesar de crítica, prova que a internet é uma aliada na trajetória profissional. Pela internet há muitos meios de crescimento, aprendizagem e conexão! É nisso que nós acreditamos. Por isso, se você ainda não tem clareza do caminho a ser trilhado no meio digital, conte conosco! Vamos conversar e descobrir o que é melhor para você!

Seja o primeiro a comentar!