Logotipo

As cinco dicas para construir sua marca profissional

Se você é profissional autônomo, tem seu consultório ou sua clínica, parte da estratégia de atração de pacientes passa, necessariamente, pela criação da sua marca profissional. Esse é um importante passo, pois quanto mais cedo você criar sua identificação, mais consolidada ela estará no decorrer da sua carreira.

Nós, da Pling, acreditamos que o sucesso da sua identidade visual está em um conjunto de fatores que, somados, compõem as características de um logotipo de sucesso.

Por isso listamos cinco características básicas que devem nortear o planejamento de um logotipo e que nosso time de especialistas leva muito a sério na hora de criar sua identidade. São itens que você deve ter em mente na hora de preencher o seu briefing, que nada mais é do que um questionário que guiará o trabalho personalizado do designer da equipe da Pling, afinal, todos os nossos logotipos são feitos um por um, de forma personalizada e pensada de acordo com os desejos e necessidades de cada profissional da saúde:

1. Aposte em desenho simples

Um logotipo que fixa rapidamente na memória das pessoas é aquele cujo desenho é simples, com poucos elementos. Mas claro que simples não é simplista ou sem criatividade. Um logotipo sem muitos elementos passa clareza na mensagem, passa segurança e encanta pela harmonia dos elementos e pela limpeza das formas.

Assim como acontece com as cores, utilizar uma quantidade excessiva de elementos pode deixar o resultado poluído visualmente, o que provoca confusão nas pessoas, e não lembrança. Por isso, saiba que a máxima do “menos é mais” funciona e que o excesso não é sinônimo de sofisticação ou refinamento.

Você tem bons exemplos diariamente e possivelmente agora você tenha em mãos ou na sua mesa um exemplo de marca simples, limpa e direto ao ponto, como ocorre com a Apple e sua maçã, ou com a Nike e sua famosa "vírgula" estilizada.

2. Escolha a cores certas

Escolher as cores do seu logotipo não é uma tarefa difícil. Mas para isso é importante conhecer sobre a mensagem que cada uma delas transmite para fundamentar suas escolhas.

Dessa maneira, ficará mais fácil chegar a um resultado que realmente comunique a mensagem correta para o seu público-alvo.

Conheça os significados e sensações das cores:

3. Considere o seu público-alvo

Será que o logotipo do McDonalds com as cores amarela e vermelha, reconhecido em qualquer lugar do mundo, encaixaria tão perfeitamente no conceito visual de uma marca de computadores ou de roupas esportivas, por exemplo? Já não parece um conceito tão interessante, não é mesmo?

Imagine numa clínica ou consultório. Não combina, definitivamente.

Isso acontece porque, quando se trata de identidade visual, o que é perfeito para comunicar a mensagem de uma marca pode ser péssimo para a imagem de outra. É preciso ser adequado e o que determina adequação, nestes casos, é o público-alvo que pretende atingir. Por isso, antes de começar a planejar o seu, é importante pensar no perfil de pessoas que você deseja atrair como profissional.

É comum que a área da saúde utilize tons mais pastéis e o verde pe bastante utilizado por ser uma cor associada à área da saúde. Mas você tem muitas variações de tons que podem dar a você a originalidade que você procura.

4. Prefira um logotipo versátil

Uma das características mais importantes de um logotipo bem construído é a sua versatilidade. Ou seja, há modelos que não funcionam bem em cores e tamanhos diferentes. Um dia você pode precisar adequar seu logotipo para uma placa quadrada ou redonda ou ainda um banner para levar a congressos. E descobre que pelo formato desenhado inicialmente fica feio.

O ideal é que o logotipo seja sempre moderno e de fácil aplicação em materiais diferentes como placas, cartões de visita, banner e outros formatos.

5. Confie em quem conhece do assunto

As quatro dicas acima são importantes para quem quer um logotipo de sucesso, mas não farão diferença se você confiar essa tarefa tão importante da sua vida profissional a quem não tem capacitação para isso. Logotipos prontas, ou semiprontas, na internet, são arriscadas e você pode muito bem um dia virar a esquina e descobrir outro profissional com a mesma marca. Péssimo, não é?

Para que o trabalho seja bem-sucedido, é essencial buscar pessoal qualificado e manter um canal de comunicação aberto e constante. Assim, fica mais fácil para o profissional entender as suas necessidades e oferecer um projeto que esteja realmente adequado à mensagem que você pretende transmitir. E é fundamental confiar essa tarefa para quem tem larga experiência na área da saúde, com logotipos para psicólogo, logotipos para nutricionistas, para cirurgiões-dentistas, médicos outras áreas.

A gente quer saber: em qual fase da sua vida profissional você está?

Você se sente pronto para criar a sua marca profissional ou mudar a sua identidade visual atual e conectar com uma mensagem mais moderna e que atraia mais pacientes? Entre em contato com o nosso atendimento e peça pelos exemplos variados que nós temos de marcas criadas com sucesso!

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