Marketing

Os caminhos para criar uma marca para contadores

Imagine o seguinte: duas empresas que oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço, mas uma delas é mais lembrada pelos consumidores, enquanto a outra não. Esse cenário ocorre todos os dias no mercado e é resultado de uma marca ter mais força do que a outra. Ou seja, estar sempre presente nas lembranças das pessoas é um diferencial que pesa na decisão. No mercado da contabilidade isso também ocorre!

Mas você sabe o que é exatamente uma marca? E sabe como criar uma marca forte, que se comunique bem com o seu público-alvo e, consequentemente, seja sempre lembrada por eles? Esses assuntos abordaremos no decorrer deste post!

Antes de prosseguirmos é preciso que não se confunda o conceito de marca com o de nome ou logotipo. Na verdade, marca é algo muito maior e além do que isso. De modo simplificado pode-se dizer que a marca é um conjunto de elementos que ajudam a compor a imagem de uma empresa e determinam a maneira como ela é percebida por parceiros, clientes, concorrentes e pelo público em geral.

O nome e logotipo são, claro, uma parte importante desse processo de identificação, mas precisam estar inseridos em um contexto todo. Os produtos da empresa, a linguagem que ela utiliza para se comunicar com o seu público, as cores, fontes e até mesmo a reputação no mercado também ajudam a compor sua marca.

E como criar uma marca forte para um contador ou escritório de contabilidade?

Criar uma marca forte para o seu escritório em um mercado cada vez mais competitivo, não é uma tarefa fácil. Porém, com planejamento estratégico e dedicação, é possível fixar a sua imagem, como contador, no imaginário dos possíveis clientes e se destacar no mercado da contabilidade, com responsabilidade e ética. Preparamos essas dicas que devem orientar contadores de todo o Brasil no processo de criação de uma marca profissional:

Tenha bem claro o seu público-alvo, ou seja, quem são seus potenciais clientes

O primeiro passo para criar uma marca forte e de alta competitividade é definir de forma bem clara o seu público-alvo. Esse é o momento adequado para projetar os rumos que você deseja dar ao seu escritório contábil: a ideia é atrair mais clientes com um perfil similar aos que já buscam você para assessoria ou serviços de contabilidade atualmente ou, ao contrário, você quer dar uma virada profissional e focar em atrair outro público?

Qualquer que seja a escolha, é ideal traçar um perfil desse público-alvo. Você pretende atingir mais homens ou mulheres? Qual cargo eles ocupam? Quais são os principais costumes de consumo desses potenciais clientes? Essas informações são determinantes para que você possa construir uma marca que realmente converse com as necessidades do seu público.

Pesquise sua concorrência

Acompanhar o que os seus colegas contadores estão fazendo e como estão se posicionando no mercado é uma prática saudável e que pode ser determinante na construção de uma marca forte. A ideia não é copiar ou imitar trabalhos bem-sucedidos, isso não. Mas é positivo buscar inspiração em casos que dão certo e aprender com os erros de profissionais que têm um perfil semelhante com o seu.

Você pode achar os pontos fortes na identidade visual de outros escritórios e usar essas informações para expor seus pontos de vista nas reuniões ou contatos que servirão como ponto inicial para os profissionais da área de design que estarão ajudando você nesse processo.

Saiba os seus diferenciais, aquilo que destaca você

Uma vez definido o público-alvo e com uma boa ideia do que estão fazendo seus colegas de mercado, chegou a hora de focar em você e no seu negócio. É fundamental identificar quais são os diferenciais do seu escritório, aquelas qualidades que fazem com que os clientes procurem por sua assessoria, e não por outro contador ou escritório contábil.

Pode ser que esse ponto forte seja o seu atendimento sempre ágil, ou a grandeza dos clientes de pessoa jurídica que você atende, enfim, algo que você deve descobrir ao se analisar. O importante é que esses diferenciais sejam identificados para que eles possam ser destacados no processo de construção da marca. É quando você vai estabelecer a personalidade do seu negócio e entender quais conexões você quer que ele crie com o seu público.

Pode ser que você queira se comunicar com um público mais velho, para o qual valores como tradição e solidez são muito importantes, por exemplo. Ou que o seu desejo seja atrair uma clientela mais jovem, empreendedores em início de negócio, pequenas ou médias empresas. Qualquer que seja sua opção, ela precisa ficar muito clara antes de partir para o próximo passo.

Opte por criar a sua marca com uma equipe de qualidade

Com a imagem de seu escritório bem definida, mas ainda no seu imaginário, essa é a hora de concretizar a sua marca. É o momento de escolher parceiros de confiança para a criação de sua identidade visual.

Busque uma empresa que tenha amplo conhecimento em criar marcas para profissionais da área da contabilidade, tenha credibilidade no mercado e esteja focada em solucionar a vida profissional de contadores com um atendimento de qualidade. Ao confiar essa tarefa ao time de especialistas da Pling, por exemplo, você tem a certeza de que o seu dinheiro será bem investido, pois você só paga pelo logotipo quando estiver 100% satisfeito com o resultado. A Pling oferece esse modo de prestação de serviços porque sabe da qualidade do trabalho que oferece ao mercado e conta com uma equipe formada por profissionais com a experiência e conhecimento necessários para entregar um resultado de excelência!

Quando chegar o momento de construir a sua marca – e ele pode ser agora – entre em contato com a Pling! Será um prazer ajudar o seu escritório a crescer!

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