Marketing

Entenda o conceito de ‘marketing de conteúdo’ e como ele amplia seu relacionamento

Se você nunca ouviu falar em marketing de conteúdo, pelo menos já foi atingido por esse tipo de ferramenta certamente. Há uma confusão sobre o conceito do que vem a ser marketing de conteúdo, mas a Pling utiliza esse espaço para esclarecer e guiar nossos clientes e o público sobre como essa ferramenta pode dar bons resultados para contadores e escritórios de contabilidade.

O fundador do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi, define que "marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores”.

Ou seja, marketing de conteúdo é uma das ferramentas de marketing pensada para produção de conteúdo relevante com foco na atração da atenção do seu público-alvo, no caso, seus clientes já atendidos e potenciais clientes que necessitem de um contador. A missão do marketing de conteúdo é criar essa conexão entre quem busca o serviço e quem oferece, por meio da autoridade que o prestador de serviço, no caso o contador, adquire produzindo e publicando conteúdo relevante. Fez sentido para você?

Dá para comparar, por exemplo, com os autores de livros e artigos acadêmicos: eles usam a mesma lógica do marketing de conteúdo, pois suas obras geralmente tornam-se referência em suas áreas e atraem potenciais pessoas interessadas em seus serviços. Mas, veja bem a diferença: não é necessário que você se torne um escritor e saia a publicar livros.

Existem maneiras mais ágeis, acessíveis e eficazes de estabelecer uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Separamos algumas dicas que podem guiar esse caminho:

Escreva textos com leitura rápida, simples e objetiva, sempre pensando no que pode interessar e impactar o seu cliente. E o resto? Deixe que o Google ou outras ferramentas de busca trabalhem por você.

Sabe como? Foque nesse exemplo:

Vamos supor que você seja especialista em imposto de renda. Naturalmente, você vai escrever artigos a respeito dessa temática. E todos os dias, ou mais intensamente no período de entrega das declarações, centenas ou milhares de pessoas buscam por informações sobre declaração de imposto de renda no Google (e em outros buscadores). É quando as peças começam a se encaixar para você. Quanto mais conteúdo você escrever sobre essa temática de domínio, maiores serão as chances de as pessoas encontrarem você, lerem seus artigos e reconhecerem que você é uma referência no assunto declaração de imposto de renda. E esse é só um dos exemplos.

Quando um potencial cliente seu buscar sobre o assunto na internet você estará bem posicionado. O ciclo de sucesso do marketing de conteúdo se desenvolve quando as pessoas clicam, fazem a leitura e, a partir daí, contatam o contador para aprofundar determinado tema ou solicitar valores de prestação de serviços contábeis.

Algumas dicas importantes:

1. Tenha conteúdo: não adianta escrever artigos “fracos”, ou seja, com pouco ou nenhum embasamento, apenas focando nas palavras-chaves para que o Google lhe deixe melhor ranqueado nos resultados de busca. As ferramentas de busca reconhecem isso e acaba por resultar em efeitos negativos. Você quer criar autoridade e não afastar o público ou ter problemas com os buscadores;

2. Estabeleça diálogo: não escreva textos com termos muito acadêmicos ou rebuscados. Pense que o cliente que você faz questão de atrair a atenção por meio do marketing de conteúdo pode ser completamente leigo no assunto (e exatamente por isso está pesquisando a respeito);

3. Seja breve, mas nem tanto: em geral, as pessoas se cansam com leituras extensas, principalmente na internet. Mas, sem exageros de muito ou pouco. Textos curtos demais também não funcionam.

E lembre-se: o segredo para executar um bom marketing de conteúdo para contadores e escritórios de contabilidade é gerar conteúdo que seja efetivamente relevante, bem estruturado, com informações esclarecedoras.

Ok. Escrevi meu primeiro conteúdo com atenção nas dicas acima. Onde eu posso publicar? Essa é outra atenção que você deve ter. Na internet há fóruns, blogs e sites que se dedicam desenvolver temas da área da contabilidade.

A Pling possui um ambiente completamente gratuito que permite a publicação e o compartilhamento de conteúdos relacionados à Contabilidade, o que chamamos de Universo da Contabilidade. Você pode acessar e ficar por dentro dos conteúdos produzidas por colegas contadores e pelos Conselhos representativos da profissão.

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