Marketing

Qual nome (naming) casa melhor com minha estratégia de marketing como Contador(a)?

Resposta ao questionamento do post é fundamental, mas você não precisa saber sozinho. Nossa ideia é, com esse conteúdo, provocar essa reflexão para construirmos juntos uma ideia de marketing sério e profissional para você, contador. Tenha em mente que toda a sua estratégia de marketing está baseada na definição do nome que você usará para ser encontrado e reconhecido no mercado.

No marketing, chamamos isso de naming, que pode ser definido como a escolha do nome do produto, serviço ou empresa estabelecendo uma relação direta com o posicionamento que se pretende atingir. Um nome planejado tem a capacidade de conquistar mercado e potencializar novos negócios. Deve-se levar em considerações questões como pronúncia, escrita, concorrência e tendências. Um nome eficaz deve comunicar facilmente o posicionamento pretendido. Uma das funções mais importantes do naming é ressaltar um atributo principal ou diferencial posicionando o produto ou serviço no respectivo mercado.

O nome profissional que você escolher deverá estar presente em toda a sua estratégia de marketing: no seu logotipo, no seu e-mail profissional, nas suas redes sociais, no endereço do seu site, e em todas as ferramentas de marketing que você, como contador ou contadora, usará.

Há ainda outras dúvidas a respeito dessa escolha, como por exemplo:

- Posso abreviar parte do(s) meu(s) sobrenome?

- Posso ocultar um ou mais dos meus sobrenomes?

- Preciso informar sempre o número do meu registro profissional?

Vamos usar como exemplo o nome do CEO da Pling, Paulo Francisco Sarmento Esteves Filho (ou seja, um nome grande, com 5 palavras e com muitos caracteres) e vamos supor que este profissional seja inscrito no CRC de São Paulo sob o fictício número 12345.

Teoricamente seria recomendável que este profissional escolhesse abreviar/encurtar seu nome para ser usado em sua estratégia de marketing. Afinal de contas, trata-se de um nome grande. Seria muito mais fácil que clientes, parceiros e potenciais clientes memorizassem o nome "Paulo Esteves" do que o nome "Paulo Francisco Sarmento Esteves Filho".

Ou seja, analisado puramente sob a ótica do marketing, a recomendação de 10 em cada 10 especialistas será: abrevie seu nome, Paulo!

No Brasil, a entidade responsável pelo registro de domínios (domínio é o endereço do site na internet), a RegistroBr prevê expressamente um limite de 26 caracteres para a composição do domínio.

No exemplo que estamos citando, seria tecnicamente impossível no Brasil o registro do domínio www.paulofranciscosarmentoestevesfilho.com.br simplesmente porque ultrapassa o limite máximo de 26 caracteres.

Os "nomes de usuário" utilizados nas redes sociais

De forma similar ao que ocorre com a temática relacionada aos domínios, também no que diz respeito às redes sociais há limitação do número de caracteres. No Twitter, por exemplo, são 15 caracteres para o nome do usuário. No Instagram, o limite atualmente é de 30 caracteres. E em todas as outras redes sociais também existem limitações parecidas.

Toda a gestão de marketing exige atenção às normas éticas que a classe profissional determina. Desobservado isso, o contador segue risco de sanções dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Estado em que atua. É por isso que a Pling leva a sério toda a orientação ética que rege o trabalho dos contadores. O Código de Ética Profissional do Contabilista cita restrições quanto ao conteúdo do que o contador pode ou não divulgar em veículos de comunicação ou espaços públicos de mídia, mas não é específico quanto ao naming. Nós já falamos sobre esse assunto neste post, onde você pode ver detalhado este assunto!

Quando a Pling atua na solução de naming para um contador são considerados:

a) o logotipo do Contador (marca profissional) deve conter o nome completo do profissional, ou em alguns casos alguma abreviação e seu respectivo conselho profissional (UF ou sigla) e o número do seu registro profissional. Veja exemplos de colegas seus que construíram suas marcas profissionais clicando aqui! Quando se trata de escritórios contábeis é primordial que os materiais de divulgação citem o nome e o número de inscrição do responsável técnico;

b) as demais estratégias de marketing (domínio de site, email profissional, nomes nas redes sociais, etc.) podem conter uma abreviação do nome (ou até mesmo a supressão de parte dele). Cuide, neste caso, para adotar o mesmo nome abreviado em todos estes locais de modo a criar uma identidade para que sua estratégia de marketing não vire uma bagunça.

Viu, só? Dá perfeitamente para fazer marketing com soluções que atendam ao Código de Ética e ainda impulsionam o seu escritório no caminho do sucesso. Se você quer descobrir o melhor naming profissional para você ou para o seu escritório fale com o time de especialistas da Pling clicando aqui!

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