Logotipo

Uma breve história sobre identidade visual e marcas

Se você acompanha o Blog da Contabilidade da Pling ou simplesmente é um contador ou contadora que busca saber mais sobre como consolidar sua imagem profissional e, de forma ética, conquistar novos clientes e assessorias, já deve ter ouvido falar sobre a importância da identidade visual dentro da sua gestão de marketing, certo?

Você conhece bem a história por trás do conceito? O que é uma identidade visual e como a ideia de trabalhar marcas surgiu? Esse é o assunto desse post!

Em primeiro lugar, o que é identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos básicos do design, como símbolo, logotipo, fonte e cores, que faz uma representação visual sistematizada de uma empresa, produto ou serviço. Algo que pode ser perfeitamente aplicável a contadores e seus escritórios.

Em resumo: são aqueles elementos que, reunidos, transmitem a mensagem que a sua organização representa. É a imagem da marca para o seu público-alvo e o mercado, sua assinatura institucional.

Normalmente, a criação do logotipo que representa visualmente tudo isso é iniciada por meio de um documento técnico que os designers chamam de manual de identidade visual.

Esse documento deve ser utilizado para estabelecer as normas e critérios para a reprodução da marca em diversos meios, como impressão e aplicação digital, garantindo assim a sua padronização.

A identidade visual na história

É bastante difícil precisar quando surgiu o conceito de identidade visual. Há 5000 anos já havia, por exemplo, o conceito de marcar o gado para indicar propriedade e, há 3000 anos os gregos tinham como hábito assinar suas construções. Uma forma de marcar seu trabalho.

Na idade média, era comum que as associações ou corporações de ofício, também chamadas de guildas, utilizassem marcas próprias como garantias de procedência e no século XVI os governos europeus estabeleceram os primeiros órgãos de reconhecimento e proteção de marcas.

No século XVIII, com a Revolução Industrial, a produção passou a ser comercializada cada vez mais distante do seu local de origem e o processo de criação de uma identidade visual começou a ganhar maior importância estratégica.

No entanto, o primeiro registro de normas claramente definidas com objetivo de organizar a identidade visual de uma corporação data de 1907, na Alemanha, quando a primeira equipe de consultores de imagem foi reunida para pensar símbolo, logotipos, folders e até mesmo instalações físicas visando uma comunicação padronizada e eficaz.

Foi nesse mesmo período que a empresa Lever, atual Unilever, tornou-se uma das primeiras a padronizar embalagens de produtos e investir em grafismos próprios, elevando as vendas de maneira expressiva.

Já em 1924, o conglomerado norte-americano de produtos de limpeza, higiene e alimentos Procter & Gamble, que na época produzia apenas velas e sabão, decidiu investir pela primeira vez em uma pesquisa de público para entender melhor os hábitos de compra dos consumidores e pensar estrategicamente a gestão da sua marca.

Sete anos depois, em 1931, a Olivetti, que atuava no ramo de máquinas de escrever, percebeu como uma boa gestão da identidade visual pode ser importante para o sucesso do negócio e criou um departamento de desenvolvimento e publicidade, cujo objetivo principal era pensar em projetos ligados à inovação, estética e novos materiais.

De lá para cá, muita coisa mudou. Antes restrita às grandes corporações, a identidade visual tornou-se um conceito mundial para promoção de negócios de todos os portes. É praticamente impossível imaginar a criação de uma empresa sem pensar na sua marca.

E por que pensar na identidade visual é tão importante assim?

A identidade visual é a primeira forma de contato do público-alvo com você e com a seu consultório. É por meio dela que potenciais clientes vão compreender, ainda que de maneira inicial e até mesmo parcial, a visão e os valores de seu escritório.

Por isso, uma identidade visual feita com desleixo ou mal planejada pode não só afastar potenciais novos clientes e assessorias — o que, em um mercado tão competitivo, representa um enorme problema — como prejudicar o seu consultório no que ele tem de mais importante: a credibilidade.

Marcas mal elaboradas passam a sensação de amadorismo, de que o seu escritório não é um empreendimento sólido e profissional.

Por isso, ao planejar a sua identidade visual e, consequentemente, a maneira como você, contador, é visto pelo público, é essencial cercar-se de profissionais de qualidade, que compreendam as suas necessidades e tenham ampla experiência na criação de logotipos, principalmente para contadores e escritórios de assessoria contábil de todo o Brasil.

Se você está em busca de uma empresa de qualidade para planejar o seu logotipo, entre em contato conosco. Será um prazer para o time da Pling atendê-lo para iniciar uma relação de longo prazo com foco no seu sucesso!

Selecionamos um vídeo para você assistir que sintetiza um pouco este assunto. Para assistir clique aqui.

0
Seja o primeiro a comentar!