Universo

Dicas que vão ajudar a indexar melhor o conteúdo que você escreve

Se você é um contador que dedica tempo a escrever sobre sua atuação, o primeiro passo foi dado com sucesso! Preparamos algumas dicas importantes e muito simples de serem aplicadas e que vão, certamente, melhorar a indexação dos artigos que você escreve para o Universo da Contabilidade.

É importante que você saiba o que é indexação. É a ação que o Google faz de "ler" o seu artigo e tornar ele disponível na internet, ou seja, indexar significa que o Google "descobriu" o seu artigo, mas tudo isso ocorre de forma automática.

E isso é excelente porque quanto mais artigos de sua autoria estiverem indexados pelo Google, melhor será sua presença digital, mais facilmente as pessoas vão achar informações profissionais a seu respeito e mais facilmente as pessoas vão encontrar e ler os artigos que você escreveu.

Pra fins de exemplos, vamos imaginar que você esteja escrevendo um artigo cujo tema é diferenças de MEI para ME.

1. Entenda o conceito de palavra-chave

Se você está escrevendo sobre diferenças de MEI para ME, toda a expressão "diferenças de MEI para ME" é o que chamamos de palavra-chave (ou expressão-chave) e por isso você deve se certificar de que ela esteja presente no título do seu artigo e também várias vezes ao longo do seu texto.

Ou seja, é preciso que a palavra-chave (ou expressão-chave) tenha volume dentro do seu texto.

2. Insira links (internos e externos) em seu artigo

É ideal que você insira links para outros artigos que você mesmo escreveu (que tenham relação com o tema) e também links externos, para sites que tratem do tema e que possam, de alguma forma, complementar a leitura.

Uma boa dica é fazer link para sites com boas referências na área da Contabilidade, como documentos técnicos do Governo que ditam as normas sobre o tema escrito. Uma opção bastante utilizada como referência para contadores é o Sebrae.

3. Use subtítulos para "quebrar" a leitura

Crie o hábito de usar subtítulos ao longo do seu texto, de preferência a cada 2 ou 3 parágrafos. E, se possível, também insira sua palavra-chave (ou expressão-chave) nestes subtítulos.

4. Divulgue seu artigo para o maior número de pessoas

Você pode copiar a URL (o endereço eletrônico) do seu artigo e enviar para contatos seus no Whatsapp, para uma lista de possíveis clientes que você tenha, por exemplo. Você pode postar em suas redes sociais e fazer com que a audiência de leitura cresça entre os seus seguidores. O importante é a divulgação, porque quanto mais pessoas clicarem e lerem o seu artigo, melhor o Google entenderá sua posição de referência (ou autoridade) no assunto, e fará com que você se posicione melhor nas buscas.

Se você não faz ideia por onde começar, não tem problema. A Pling é a sua parceira na transformação digital! Crie sua conta aqui e um dos nossos consultores vai lhe guiar por esse mundo mágico que a internet proporciona aos contadores!

Seja o primeiro a comentar!